segunda-feira, 25 de abril de 2011

SEMANA DA HIPERTENSÃO!





A primeira causa de morte do mundo são as doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e coronária, derrame e infarto do miocárdio.
A hipertensão é o principal fator de risco dessas doenças que pode atingir todas as pessoas e na maioria dos casos tem causa desconhecida, sendo denominada hipertensão essencial ou primaria e corresponde a cerca de 95% das hipertensões. As que possuem causa conhecida são denominadas hipertensões secundárias; exemplificando, citamos as causadas por problemas renais.
Sabe-se que há um relacionamento muito forte com histórico familiar e com fatores como excesso de peso, abuso do álcool, fumo e sedentarismo. Muito importante é lembrar que essa doença pode atingir qualquer pessoa. As mulheres após a menopausa, bem como os idosos, têm maior chance de desenvolver a doença.

O que é hipertensão

Quando o coração bombeia sangue pelas artérias, a força do fluxo sanguineo exerce pressão sobre as paredes arteriais, fazendo com que o sangue circule normalmente por todo o corpo.
Se essa força for superior a necessária para manter um fluxo constante durante grande parte do dia, ocorre a hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, que pode variar por fatores diversos. Uma pessoa é considerada hipertensa quando constantemente sua pressão ultrapassar 140/90 mm Hg
È importante lembrar que uma única medida de pressão arterial não caracteriza quadro hipertensivo.

Sintomas:
Cefaléia
Mal-estar
Tonturas
Borramento visual
Dor torácica
Palpitações
Dispnéia e "aperto no coração"

Tratamento:

A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada. Um pouco de disciplina e algumas mudanças de hábitos podem ajudar a prevenir e controlar a hipertensão. O controle as hipertensão é essencial para a prevenção de doenças secundarias como: Arteriosclerose, Angina, Infarto do miocárdio, Insuficiência renal, Derrame, Hemorragia de retina a arritmias.

Algumas medidas preventivas:

Mudar o estilo de vida.
Controlar o estresse.
Manter o peso adequado.
Reduzir o sal da comida.
Moderar o consumo de bebida alcoólica.
Praticar exercícios físicos regularmente.
Parar de fumar.
Comer frutas e verduras para obter maior quantidade de potássio.


O NASF(Núcleo de Apoio da Saúde da Familia) estará na caminhada da hipertensão ás 16:00  e contamos com a presença de todos vocês.
Não perca você faz parte desse momento para obter QUALIDADE DE VIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário