quarta-feira, 4 de maio de 2011

Postura Corporal

Uma boa postura influência muito na vida cotidiana de nós seres humanos. A boa postura corporal reflete o movimento dinâmico do corpo. Sem uma boa postura corporal a saúde geral poder ser comprometida. A má postura corporal pode afetar vários sistemas do organismo como digetão, músculos, articulações, respiração e ligamentos.
A boa postura depende da manutenção de três curvaturas normais da espinha. As curvas do pescoço(cervical), torácica(meio da costa) e lombar(parte inferior das costas) devem ser alinhadas e equilibradas.Corrigir a postura somente leva tempo e atenção. Má postura sentada ou em pé é um hábito ruim que é aprendido e pode ser mudado com um pouco de esforço.
Para melhorar a postura em pé, mantenha a cabeça alta, queixo firme para frente, ombros para trás, peito para fora e estômago para dentro para melhorar o equilíbrio. Caso a ocupação da pessoa faça com que ela fique de pé o dia todo, pode-se descansar um pé sobre um banco ou fazer pausas para descansar os pés. Ao gentilmente erguer o peito, a cabeça e ombros voltarão à posição apropriada sem estressar os músculos do pescoço e das costas. Melhorar a postura de pé também permitirá ficar em pé por mais tempo sem sofrer dores.
As postura sentada não depende só da pessoa, mas também de fatores ambientais. Quando estiver sentado, deve-se usar uma cadeira com um suporte firme para a região lombar. Para diminuir a dor quando é necessário ficar sentado por muito tempo, mantenha o topo da mesa na altura dos cotovelos e ajuste a cadeira para eliminar a pressão das costas e manter as pernas um pouco mais elevada que o quadril.

Algumas dicas para uma boa postura corporal:

  • alongamentos
  • Evite estresse nas costas desnecessário ao manter um peso saudável e músculos fortes com exercícios físicos regulares.
  • levante objetos com técnica apropriada.
  • Faça pausas ao ficar muito tempo de pé ou sentado.


Nos dias de hoje, com a sociedade estressante, é importante cuidar bem de si mesmo. A boa postura corporal não é somente uma forma de diminuir dor e melhorar os movimentos. A boa postura faz a pessoa se sentir melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário